quarta-feira, 17 de setembro de 2014

A Ascensão do Dinheiro: uma esclarecedora história das finanças modernas


Estou assistindo a um documentário cuja resenha não pode faltar a este blog. The Ascent of Money – A Ascensão do Dinheiro – é baseado no livro homônimo do historiador da Universidade de Harvard Niall Ferguson e, tal como o livro, parte de uma pergunta geral muito formulada desde a crise financeira de 2008: como puderam as finanças modernas assumirem tamanha importância na vida econômica de cada um de nós? Ou, mais precisamente: como uma crise localizada – a insolvência de parte do mercado de crédito imobiliário dos Estados Unidos – pôde levar o mundo a mais severa crise econômica desde a Grande Depressão?
O documentário está dividido inteligentemente em cinco episódios de aproximadamente 45 minutos. Cada um deles descreve e deslinda aspectos específicos das finanças modernas: a emergência do dinheiro e do crédito; o surgimento do mercado de títulos públicos; o nascimento do mercado acionário; a criação dos seguros; o papel das hipotecas. Por fim, o último episódio  discorre sobre globalização financeira, com destaque para uma característica central da atual arquitetura financeira global: a Chimérica, como Niall Ferguson descreve o amálgama financeiro do maior poupador – a China – e do maior tomador de empréstimos – os Estados Unidos – dos nossos tempos.
São quatro horas densas e imperdíveis para os interessados no tema. Confesso que quando me dei conta do tamanho do documentário acreditei que, dessa vez, minha curiosidade intelectual estaria apartada do meu gosto por bons filmes. Estava completamente enganado. Se não fosse pelas exigências da vida moderna, não teria saído da frente da televisão até o fim dos cinco episódios. Além de grande historiador, Niall Ferguson é um apresentador muito carismático. Viaja por todo o mundo em busca dos lugares por onde a história financeira moderna passou, a folhear documentos antigos em arquivos. Possui, entretanto, um claro defeito: é muita informação, muitas análises e reflexões para apenas quatro horas. Meus leitores não devem se surpreender se, ao final de cada episódio, forem tomados por um sentimento polivalente de interesse, compreensão, êxtase intelectual, dúvida, escassez de informação e vertigem.
The Ascent of Money merece uma postagem e uma discussão para cada episódio. É o que farei nos próximos dias. À medida que eu lhes assistir, posto minhas impressões aqui junto com o próprio episódio.

Deixo o documentário completo aqui, na sua versão original em inglês. Infelizmente não conheço uma boa versão legendada. A única versão dublada que conheço é de qualidade muito discutível...







Nenhum comentário:

Postar um comentário